sexta-feira, junho 18, 2004

Momento Desconstraído de Documentário Australiano sobre a Cultura da Planície

Este episódio aconteceu nesta última quarta. Estava saindo de um ensaio do Jumbo (www.jumboelektro.com.br) lá pela meia-noite, um puta frio pra variar. Vontade de ficar quente, num lugar aconchegante, com poucas e boas pessoas...
Heis que me lembro de uma suposta pizzada que uma amiga havia me dito pela tarde. Um aniversário de uma de suas amigas de um grupo seleto de mulheres homossexuais, popularmente denominadas "sapatas".
Cheguei no meio da história. Fui me enfiando. Literalmente. Era um anexo da edícula, que por si só já é um anexo. Uma espécie de varanda de uns 20m quadrados, com um forno a lenha num canto e umas mesas grudadas na parede laterais. De frente para a entrada, tinha uma mesa repleta de queijos, garrafas de vinho, manjericão fresco, rúcula, tomate seco em conserva, molho de tomate, azeitonas pretas, enfim, para pessoas com muito bom gosto.
Elas não só eram um grupo de "sapatas", mas um grupo das antigas. Pessoas que viveram os Beatles, Rolling Stones, Credence Clear Water Revival, Blue Turtles, entre outros. Cantavam as canções erguendo seus copos de vinho, com sorrisos abertos em suas bocas. Risadas, frases cruzadas, diálogos para o além. Enfim, festa.
As imagens amareladas pela luz fraca de tungstênio com bons goles de vinho me trouxeram, de repente, para um outro lugar consciente. Sabem quando sua risada começa a distorcer sua visão. Bom, era neste estado que eu me encontrava. Ao som de Happy Together do Blue Turtles cantada por uma mulher grisalha ao violão e acompanhada por um coro desafinado e eufórico de gente bêbada, tive a impressão de estar dentro de um making of de um documentário australiano sobre a Cultura da Planície. Até ruído de fogueira tinha.
A cena seguinte provavelmente seria elas dentro de um Defender Land Rover falando, com aquele sotacão australiano, sobre as dificuldades de se filmar o coalas no momento de cópola.

Resumindo : Forno a lenha, pizzas com ingredientes finos, bons vinhos (recomendo Maubec ou Beaujolais) e bons amigos são a pedida para estas noites frias. Faça de sua vida o que quiser que ela seja.