segunda-feira, maio 26, 2008

O que se faz depois de uma turne?

Se comemora?

dorme?

entra no primeiro cyber café?

Os aeroportos já são todos iguais, imagina quando você vai a 3 deles num espaço de 4 dias. Saímos de Lisboa no domingo. 1o aeroporto.

Chegamos em Nice para tocar em Cannes, isso, no Festival de Cannes, ou Miami do velho do mundo com levíssimas pitadas de Paris. 2o aeroporto.

Tocamos na segunda anoite. A festa, que seguiu após meus últimos relatos sobre esta Terra Rendonda em que vivemos, foi incrível. De frente para o Mar Mediterrâneo, num bar muito interessante.

Tudo um pouco blasé tupiniquim, mas isto faz parte. Senão não é uma legítima festa brasileira em Cannes!

Mal dormimos e partimos de Nice para Londres. 3o aeroporto.

Chegamos, fomos de van (a minha boa e velha companheira de guerra no interior brabo de São Paulo - vale lembrar que já fui até Dracena em 9 horas de pura mediatação NirVANa) até a casa de show para o que? o que?

Quem dá mais?

O motivo pelo qual nós músicos ganhamos cachê.

O motivo pelo qual muitos já mataram por muito menos.

Fomos, nada mais, nada menos, passar o som!

Para os sortudos que nunca experimentaram esta verdadeira iguaria do mundo da música, passar som o consiste em "testar" a aparelhagem de som da casa antes do show. Mas não é só testar não... antes fosse. Fica um cara gritando no microfone palavras de desordem como: SOM! SOM! EI É! EI É! TESTANDO! Isto pode durar horas, dependendo do diâmetro da lâmpada que se está a girar naquela ocasião. No Brasil, as lâmpadas chegam a ter de 1km a 10km de diâmetro. Isso, estamos falando das de Natal. Então, veja bem...

Aqui na Europa, eles sabem bem o que fazem com as lâmpadas. Nada muito exaustivo por sinal. Mas ainda assim estamos passando o som, e temos todo e total direito de ficar reclamando (mesmo que em silêncio sob uma máscara de sorriso amarelo).

Acordei hoje em Londres, e sigo sonolento em Lisboa vos escrevendo este boletim. Até o dia 9 de junho, quando volto a Terra Brasilis, outros shows estão por vir. Aguardem contato!

bj,

D